terça-feira, 6 de setembro de 2011

. terça-feira, 6 de setembro de 2011
0 comentários

HOMENAGENS CÍVICAS MOVIMENTARAM GARUVA

De 05 a 09 de Setembro/2011 os estudantes da Escola Municipal Vicente Vieira, da Escola de Educação Básica Carmem Seara Leite e da Escola de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves juntamente com os integrantes do Programa MusicArt Cidadania, da Associação de Pais e Amigos da Criança e Adolescente - APAM e do Corpo de Bombeiros Militares de Garuva realizaram as homenagens cívicas alusivas a Semana da Pátria. A decisão em não realizar desfile dia 07 de Setembro foi acordada de forma coletiva em meio a diretores escolares, coordenadores de programas e projetos, associações, polícia militar, corpo de bombeiros e demais presentes na reunião que tratou acerca do assunto. A opção em substituir o desfile por homenagens cívicas se construiu mediante fatores diversos, como por exemplo, a confirmação de que as Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino não iriam participar do evento, a previsão do tempo indicando chuvas, a provável redução no número de alunos que estariam desfilando, entre outros.

As Homenagens Cívicas ocorreram às 8h com o hasteamento e às 17h com o arriamento dos pavilhões na Praça Tancredo de Almeida Neves em frente ao prédio da Prefeitura de Garuva. Por fim, a Secretária Municipal de Educação afirma que “todas as homenagens transcorreram em clima de harmonia e respeito à Pátria, por isso, acreditamos que o propósito de substituir o desfile funcionou muito bem. Os professores estão de parabéns, pois, conseguiram ampliar juntamente com seus alunos o entendimento acerca do assunto” disse Márcia Corrêa. Por fim, é importante ressaltar que as Escolas Municipais que ficam distantes do centro também realizaram suas homenagens cívicas, porém, nas próprias Escolas.

Foto e Texto: divulgação Secretaria Municipal de Educação/2011

Read More »»
.
0 comentários

MEIO AMBIENTE É TEMA DE PROJETO

EM CRECHE DE GARUVA

Os 26 alunos do Maternal III da Creche Municipal João de Deus desenvolveram de 15 de Agosto até 05 de Setembro/2011 juntamente com as professoras Sionete Jeane Krutzsch Sales, Ariadne de Barros Franco Pensky, Marinetti Esther Vieira e Jaqueline Pabst um projeto que trabalhou as melhores posturas acerca da relação correta que o ser humano deve manter com a natureza. Utilizando recursos lúdicos e de maneira muito criativa, as atividades foram desde um passeio para sondagem e reconhecimento da área até a contação de diversas histórias, como por exemplo, a obra de Ruth Rocha intitulada “A Árvore do Beto”. Durante o passeio nas redondezas da Unidade Escolar, as professoras explicaram a função e a importância da árvore sendo que os alunos deveriam perceber as diferenças expressas nas cores, tamanhos, tipos e partes. Ao retornarem à Creche, realizaram círculos de debates capazes de promover um maior entendimento do que foi visto no ambiente externo.

Após toda essa dinâmica, a turminha confeccionou e expôs uma árvore de folhas secas que passou a representar a árvore saudável recebendo, dos seres humanos, o tratamento ideal. Por fim, as professoras acreditam que as crianças construíram seus próprios conceitos a respeito de como devemos nos comportar com o Meio Ambiente. Para a diretora Marli Grun Parisotto “a iniciativa foi brilhante e os trabalhos coletivos e articulados, por isso, o resultado foi tão positivo. Professoras e alunos estão de parabéns”. A Creche Municipal João de Deus foi inaugurada dia 07 de Maio de 2010 e, desde então, se apresenta como centro de excelência no Universo da Educação Infantil Municipal. Hoje, atende 120 crianças distribuídas entre os Maternais I, II e III e funciona de segunda a sexta-feira do início de Fevereiro até meados de Dezembro sem fechar durante o recesso de Julho, ou seja, prestação de serviço de extrema qualidade acessível a todos.

Foto e Texto: divulgação Secretaria Municipal de Educação/2011

Read More »»

quinta-feira, 9 de junho de 2011

. quinta-feira, 9 de junho de 2011
0 comentários

Garuva mobilizada contra o tabaco

No dia 31 de maio é celebrado mundialmente o Dia sem Tabaco, que tem como propósito conscientizar os cidadãos sobre os malefícios causados pelo cigarro. Compondo as atividades deste dia, realizou-se em Garuva a Primeira Passeata contra o Tabaco, que teve início em frente à Escola de Educação Básica Carmem Seara Leite com destino à Prefeitura Municipal, mobilizando os órgãos públicos e a população em geral. Estavam presentes os servidores e os estudantes das escolas da região, incluindo as Escolas de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves, Carmem Seara Leite e Escola Municipal Vicente Vieira, além dos integrantes da Associação de Pais e Amigos da Criança e do Adolescente – APAM.

Ao longo do percurso, os participantes informaram e alertaram à população sobre a importância de viver sem o tabaco, utilizando cartazes, folders e banners. O Grupo Humaniza Garuva agradece aos colaboradores, em especial à Polícia Militar e à equipe MusicArt que ritmou o evento, contagiando a todos com a Ecofarra. Com esta iniciativa esperamos diminuir a incidência de fumantes na cidade, por meio da prevenção e da promoção de saúde, que representam os meios mais eficazes para construção de um mundo mais saudável e melhor para nossas crianças.

Por um mundo melhor para nossas crianças, deixe-as crescerem livres do tabaco!


Autores: Eliselly Ana Romão e Renan Marcus de Santana

integrantes do Grupo Humaniza Garuva

Read More »»